segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Web 2.0 e Corriere della serra

Com o desenvolvimento da Internet, cunhou-se em 2004 o termo Web 2.0 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0). Não mais se tratava de uma local passivo de mera consulta. Agora havia blogs, como MSN, Facebook, Orkut, etc. Questões surgiram, como limites à liberdade de expressão, e regulamentação desse novo mundo. Destaque-se a obra de Cass Sunstein, "Republic 2.0", para variar não traduzido ao português.

Essa semana, um Juiz da Espanha decidiu que a internet não é um "meio de comunicação", condenando pessoas que fizeram declarações envolvendo terceiros; um blogueiro foi absolvido, por ora, em Chicago por declarar que três juízes norte-americanos deveriam ser mortos...Por fim, na Itália, o "Corriere Della Serra" trouxe interessante análise sobre isso:

http://mediablog.corriere.it/2009/12/il_dibattito_sulla_rete_limiti.html

O conceito de liberdade de expressão está na ordem do dia nas discussões jurídicas mundiais. Convém acompanharmos o desenrolar dessa discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TJGO - Ausência de retirada de tornozeleira eletrônica

PENAL E PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. EXCESSO DE PRAZO NO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DO PACIENTE.  Retirada da  tornoz...