sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Próximo livro de Dworkin

Em comentário de José Adércio Leite, o novo livro de Dworkin, prometido para janeiro de 2011. Pré-venda pela amazon.com







Colunas José Adércio Leite Sampaio

06/07/2010

Novo livro de Dworkin: Justice for Hedgehogs

A academia está ouriçada à espera do novo livro de Ronald Dworkin, a ser publicado pela Belknap Press of Harvard University Press, em janeiro de 2011: Justice for Hedgehogs.
No livro, Dworkin defende a unidade de valor contra as "várias causas folclóricas": o ceticismo, o pluralismo de valores e os conflitos de valor, e, em particular, a suposta oposição entre os valores de autointeresse e da moralidade pessoal e política.
O filósofo norte-americano defende a integração da ética (dos princípios que orientam os seres humanos como viver bem) e da moral (os princípios que os orientam como devem tratar as outras pessoas), e por uma moral de autoafirmação, contra uma moral de autoabnegação.
Ou entre as condições indispensáveis de viver bem - dignidade, autorrespeito e da autenticidade - e os nossos deveres morais para com os outros. Ele também argumenta que o direito é um ramo da moralidade política que por sua vez é espécie da moralidade mais amplamente compreendida.
Dworkin é criticado por não se dá conta de que a diferenciação da sociedade levou à autonomia dos dois sistemas normativos. Nem todo direito é moral. E vice-versa. Mas a leitura dele sobre os dois mundos é um pouco mais complexa do que aparenta à primeira vista.
Com a noção de integridade, ele procura inserir a prática jurídica num sentido mais abrangente de correção normativa, de uma moralidade fundada em pontos de vistas plurais que existem na sociedade e que são continuamente interpretados pelos atores da política e do direito.
Todos devem atuar como se estivessem escrevendo a grande história de suas vidas com o respeito e a consideração devida aos seus parceiros. Depois de “Justice in Robes”, um trocadilho entre juízes e justiça, justice, em “robe” que significa, ao mesmo tempo, toga e roupa de dormir, vem agora “Justice for Hedgehogs”, outro trocadilho de juízes e justiça para os céticos e niilistas, os ouriços, Hedgehogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TJGO - Ausência de retirada de tornozeleira eletrônica

PENAL E PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. EXCESSO DE PRAZO NO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DO PACIENTE.  Retirada da  tornoz...